terça-feira, 22 de abril de 2014

O erro!

 Qual a sua postura frente ao erro?
Errar, falhar , perder... São verbos os quais normalmente temos dificuldade em aceitar. No entanto, constata-se que o erro faz parte do processo de aprendizagem e induz ao acerto. Pois ao errarmos estamos buscando formas de acertar.

* Como você age frente aos erros e equívocos dos seus alunos? Você concorda que errar seja parte integrante e importante do processo de aprendizagem?
É sempre importante ressaltar aos alunos que não devem ter medo do erro e que por meio dos erros surge o aprendizado de forma efetiva. Sem dúvida alguma errar é parte integrante do processo de aprendizagem.

* E perante aos seus equívocos e incompletudes? Como você reage quando desconhece determinado assunto que os alunos questionam? Ou quando os alunos trazem informações que descortinam aspectos conflitantes com o que você trabalhou com a turma?
Sem dúvida, neste momento, o que deve ser feito é reconhecer e se desculpar pelo erro e destacar sempre que professor é ser humano e passível ao erro.
Ao desconhecer algum assunto em que seja questionado pelos alunos deve-se ter a humildade de dizer que não sabe. No entanto,  pesquisar sobre o assunto e dar um feed back em uma aula posterior colocando o assunto em pauta para discussão é fundamental.
Quando um aluno traz um assunto conflitante trabalhado na sala, esse assunto deve ser debatido/discutido pelo grupo. É importante deixar claro que a individualidade de pensamento/ideia deve ser respeitada acima de qualquer opinião. Cada pessoa tem o direito de pensar de forma diferenciada e de argumentar a favor do que pensa. Dessa forma, desenvolve-se o processo de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário