terça-feira, 22 de abril de 2014

Prós e contras da tecnologia

* Nas experiências e diálogos com outros educadores e pais, quais os comentários são comuns acerca de cultura jovem, permeada por tecnologias?

Na maioria das vezes, um comentário que não se cala é o fato de que os jovens atuais se perdem, cada vez mais, o contato com as pessoas. Que suas amizades são virtuais e que se comunicam apenas pelos aparelhos tecnológicos.  Que não há mais as brincadeiras saudáveis como antigamente, que as crianças não se exercitam mais, entre outros.

* Você também percebe preconceitos e estereótipos depreciativos?
Com toda certeza os preconceitos existem.
É muito difícil, na maioria das vezes,  um jovem fazer um elogio pessoalmente, no entanto, no espaço virtual isso ocorre com mais facilidade.
Infelizmente percebe-se que os espaços virtuais são, muitas vezes, usados de forma depreciativa, para atingir e denegrir de alguma maneira o próximo.
Pode-se ainda, ressaltar o preconceito de algumas pessoas mais velhas, que na maioria deles não acompanham essa tecnologia desenfreada e acabam por sua vez depreciando esse uso, as vezes exagerado dos jovens.
É de extrema importância validar que o maior preconceito é o fato de que a comunicação tem sido falha, que a tecnologia trouxe a falta do diálogo nas familias e isso prejudica o jovem em seu desenvolvimento

* Em contraste, quais virtudes das novas gerações também aparecem nos diálogos?
Como já foi destacado anteriormente, em alguns casos, a timidez impede que o jovem se declare e então essa nova geração pode contar com a juda da tecnologia.
Outra virtude, sem dúvida é o prazer indescritível de manter contato com pessoas que possivelmente não passariam por nossas vidas novamente, ou que simplesmente não conheceríamos sem esse acesso facilitado à tecnologia.
Ainda, pode-se destacar o avanço na saúde  e educação que foram beneficiados pela tecnologia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário